terça-feira, 22 de maio de 2012

Trimestre Maio Junho Julho

Dia 7

Futebol Clube Sociedade Anônima 15'08''
Direção: Cíntia Langie e Rafael Andreazza

Marcovaldo
Direção: Cíntia Langie e Rafael Andreazza
A sessão foi realizada na Casa do Estudante Paraíso, no Bolaxa. Dias 28 de maio e 11 de junho acontecerão outras exibições. Houve uma roda de conversa sobre cineclubismo, sobre as atividades do Estação Cineclube e as temáticas suscitadas pelos curtas. Os estudantes mostraram interesse em criar um cineclube na casa e convidar a comunidade do Bolaxa. Continuaremos apoiando-os no que for solicitado, naquilo que pudermos.

Dia14

À MARGEM DO LIXO 84'
Direção: Evaldo Mocarzel

Dia 21

O CHAPÉU DE MEU AVÔ 28''
Direção: Julia Zakia
SP, 2004
O filme mostra a aproximação entre a documentarista e seu avô, dono da última fábrica de chapéus do Brasil. Entre visitas a velhos chapeleiros, mexericos nas gavetas e armários do avô, roldanas de máquinas antigas e narrações e imagens de histórias passadas, o documentário capta a passagem do tempo, os sentimentos e sutilezas das relações familiares e das relações construídas naquela antiga fábrica.
Prêmios: 
6th International Student Film Festival- Belgrado- Sérvia e Montenegro
Prêmio Especial da Cinemateca Yoguslava, pelo Estímulo da Linguagem e Alma do Trabalho.
2005: Prêmio de Expressão Poética- Festival Brasileiro de Cinema Universitário

OS CHAPELEIROS
Direção: Adrian Cooper
RJ, 1983, Documentário.
Filmado em Campinas, S.P. em uma fábrica de chapéus do início do século, o filme evoca uma produção industrial opressiva onde a anormalidade se torna normalidade e os detalhes banais do cotidiano se tornam expressões de resistência humana. 

Prêmios: 
1983: Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora do 16ª Festival de Cinema Brasília,
1983: Melhor Fotografia, Melhor Montagem do 12ª Festival de Cinema de Gramado
1984: Menção Especial para a Obra do Diretor na 12ª Jornada de Curta-Metragem - Bahia. 
1984: Prêmio Especial do Júri Popular - Festival Internacional de Cinema de Nyon - Switzerland.

Dia 28
Local: CEU Paraíso - Casa do Estudante no Bolaxa
Os títulos foram escolhidos pelos estudantes da Casa. 

Programa 56 - DIFERENÇAS
Uma das capacidades mais importantes do cinema é a de conseguir nos aproximar da vida de pessoas cuja realidade desconheceríamos de outra maneira. Seja pelo acesso a filmes de países distantes ou pelas narrativas em outros tempos históricos, o cinema sempre funciona como uma janela aberta ao outro. Mesmo que os filmes presentes nessa coletânea nos apresentem histórias bem próximas geograficamente e que se passem em tempos contemporâneos, ainda assim o que veremos será a possibilidade do contato com realidades bem distintas. Assim, conheceremos o mundo através
da perspectiva de deficientes visuais (Reminiscência) e auditivos (O resto é silêncio), de anões (Criaturas que nasciam em segredo), daqueles que a sociedade considera como loucos (Príncipe do fogo) ou tão-somente daqueles que partilham hábitos ou crenças bastante particulares (Labirinto e Patuá). Ao final, vemos que estes 'outros', mesmo que a princípio distantes, são de fato bastante parecidos com todos e cada um de nós.



CRIATURAS QUE NASCIAM EM SEGREDO
Direção: Chico Teixeira
SP, 1995, Documentário, Colorido, 21'
LABIRINTO
Direção:Margarida Hernández e tibico Brasil
CE, 2002, Documentário, Colorido, 19' 
O RESTO É SILÊNCIO
Direção: Paulo Halm

RJ, 2003, Ficção, Colorido, 23'
PATUÁ
Direção: Snir wein 
RJ, 2002, Ficção, PB, 14'
PRÍNCIPE DO FOGO 
RJ, 1984, Documentário, PB, 11' 
REMINISCÊNCIA
Direção:  Eduardo Nunes 

RJ, 2001, Ficção, Colorido, 12'

Tempo total aproximado do programa: 100 minutos 
Programa 100 - DIVERSIDADE SEXUAL

Este programa reúne imagens, histórias e personagens que traduzem um pequeno universo de diferentes sexualidades, traduzidas por filmes que enfocam sentimentos de amor e desejo quase sempre em contraposição às regras sociais e religiosas (como em Sexo e Claustro). Da crônica de mistério e humor popular de Vox Populi ao rito de passagem de Sargento Garcia (este adaptado dos escritos de Caio Fernando Abreu), a seleção transita também pelas descobertas de Meninas e Entre Trilhos, nos quais garotas, mesmo em comunidades conservadoras do interior, descobrem o amor já bem cedo. Os premiados Tá e Rasgue Minha Roupa oferecem o oposto, ao analisar a idéia de uma sensualidade moderna (e mecânica), deixando para Em Nome do Pai, um raro olhar em tom rodrigueano para a busca do prazer dentro do seio familiar, custe o que ele custar. 
EM NOME DO PAI
Direção:  Julio Pessoa
SP, 2002, Ficção, Colorido, 17' 
ENTRE TRILHOS
Direção: Eloisa Fusco
SP, 2003, Ficção, Colorido, 6' 
MENINAS 
Direção: Paula alves 
RJ, 1997, Ficção, Colorido, 17'
RASGUE MINHA ROUPA
Direção: Lufe Steffen 
SP, 2002, Ficção, PB, 11' 
SARGENTO GRACIA
Direção: Tutti Gregianin  
RS, 2000, Ficção, Colorido, 15'
SEXO E CLAUSTRO
Direção: Claudia Priscilla 
SP, 2005, Documentário, Colorido, 12'

Direção: Felipe Scholl
RJ, 2007, Ficção, Colorido, 5'
VOX POPULI
Direção: Marcelo Laffitte

RJ, 1997, Ficção, Colorido, 18'
Tempo total aproximado do programa: 101 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Centro de Produção, Promoção e Formação em Arte e Cultural. Associação civil, de caráter cultural e artístico, sem fins econômicos, fundada por artistas e ativistas culturais em 15/07/2003. Em abril de 2004 inaugurou a primeira mostra na sua sede (Antiga Estação Ferroviária Vila Siqueira, Av. Rio Grande, Balneário Cassino, Rio Grande/RS/Brasil). Desde dezembro de 2005 é Ponto de Cultura, pelo Programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural, Ministério da Cultura,Governo Federal. De 2005 a 2009 desenvolveu o Projeto ArtEstação nos Trilhos da Cultura, tendo a Educação Patrimonial como foco principal,através de Oficinas de Vídeo, Desenho, Fotografia, Serigrafia e Costura. Também atua como Ponto de Leitura, Ponto de Mídia Livre, Estação Cineclube e Fanzinoteca Mutação. O ArtEstação mantêm programações mensais realizando e promovendo exposições, oficinas, palestras, shows, saraus, mostra de vídeo e lançamentos de produções literárias. Firmou Acordo de Cooperação, com a Universidade Federal do Rio Grande / FURG.